"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

domingo, 8 de dezembro de 2013

O Enigma das Cartas Anónimas, de Agatha Christie


Foi publicado pela primeira vez em julho de 1942, com o título The Moving Finger.

Dois irmãos londrinos mudam-se para uma típica aldeia onde todos se conhecem e sabem a vida uns dos outros. Nesta aldeia, desde há uns tempos, algumas das mulheres recebem cartas anónimas, com injúrias e calúnias das suas vidas íntimas, até que uma delas conduz ao aparente suicídio de uma delas. O autor desconhecido das cartas é responsabilizado por esta morte. No dia em que se completa uma semana desta primeira morte, há uma segunda, e desta vez é um homicídio, sem sombras de dúvidas. E o verdadeiro mistério é mesmo quem é o verdadeiro autor destas cartas.

O grande mistério acaba por ser resolvido por Miss Marple, uma das duas personagens criadas por Agatha Christie. E curiosamente, Miss Marple acaba por ter um papel muito pouco relevante e secundário. Aparece já a 2/3 da ação do livro, e praticamente só tem ação no final, quando explica como se processaram os dois homicídios.


Não é um dos melhores livros da autora, contudo tem algum brilho. Miss Marple perde um pouco de protagonismo, por ter um papel mais secundário a que não se está habituado nos livros de AC. Poderia ser igualmente uma narrativa igualmente boa, mesmo sem a presença de Miss Marple. 

Sem comentários:

Enviar um comentário