"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Asterix entre os Pictos, de Jean-Yves Ferri e Didier Conard


É o primeiro álbum de banda desenhada das aventuras dos gauleses Astérix e Obélix que não conta com a assinatura de Albert Uderzo. Ao completarem 50 anos, parece que o autor se despediu das personagens que criou, tendo passado o testemunho a outros. E com efeito, podemos dizer que estes autores mantêm o espírito de Astérix e Obélix, assim como da sua aldeia. Não é a melhor história já vista dos nossos amigos gauleses, contudo, isto de ser o melhor ou o pior é bastante subjetivo.

Representando alguns elementos da cultura popular da Escócia (as personagens são os MacQualquer Coisa, os klits em padrões axadrezados e até o fantástico monstro do Loch Ness), mais uma vez não faltam os romanos à mistura, com a poção mágica de Panoramix. Inclusivamente, o álbum termina com o celebérrimo banquete na pequena aldeia gaulesa, por Tutatis!



Como já referi, não é o melhor álbum de Astérix que já li (uma opinião, apenas), apesar de ser bom. Iremos ter de esperar pelo próximo, para sabermos que Ferri e Conard serão estarão à altura da pesada herança que são as aventuras de Astérix. 

Sem comentários:

Enviar um comentário