"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Matar é fácil, de Agatha Christie

 Este livro foi lançado pela primeira vez em 1939, com o título original Murder is Easy. É protagonizado por um polícia que regressa do oriente, e que conhece uma velhota num comboio que lhe fala de uma série de assassinatos que ocorrem na sua pequena aldeia. Ele não liga, pois crê que é tudo fantasia. Contudo, acaba por descobrir que ela, enquanto ia a caminho da Scotland Yard para apresentar a sua teoria, é atropelada e o condutor foge.


A partir daqui, a trama passa para a pequena aldeia, onde muitos parecem culpados e poucos inocentes. Contudo, há duas duplas reviravoltas, em que se chegará ao final, onde o culpado é aquele que menos se esperava, e que se empenhou não em descobrir o culpado, mas sim em atirar as culpas para outros. Já Bem perto do final, o superintendente Battle, personagem de outros policiais de AC, assume parte da investigação no desmascarar do verdadeiro assassino.


E um bom livro, dentro do universo de AC, apesar de não o podermos considerar o melhor (nem que seja dos que já lemos). Poderia ganhar, ao nível da escrita, se fosse narrado na primeira pessoa pelo dito polícia que vem do Oriente, mas isto é uma questão de gosto pessoal. Existe uma adaptação do livro, na série Marple, em que Miss Marple (uma detetive amadora que assume o protagonismo de um número significativo de romances de AC) assume o principal papel na descoberta do assassino. Aqui o culpado continua a ser o mesmo, mas o objeto do crime é outro, totalmente diferente. 

Imagens da série Marple.

Sem comentários:

Enviar um comentário