"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

The Hunger Games: em Chamas, de Suzanne Collins


Este é o segundo volume da trilogia “Jogos da Fome”, ou “Hunger Games”, no original. Já tendo falado do primeiro volume aqui, este apresenta a sequela de quem ousou desafiar o poder instituído. Foi lançado em 2009 nos Estados Unidos, com o título “Catching Fire”, e cerca de um ano depois em Portugal.


Contém um enredo relativamente melhor que o primeiro volume. Continua a ser narrado na primeira pessoa, pela protagonista. Assim, a narrativa evolui à medida que ela toma conhecimento das intrigas que a rodeiam, assim como dos seus planos e atitudes. A personagem, na continuação do primeiro livro, continua a ser bem desenvolvida. Sentimo-nos confusos quando ela se sente confusa. Sentimo-nos entrar num ritmo acelerado quando ela entra num ritmo acelerado. Também os demais personagens, sobretudo os outros dois vencedores do seu distrito, são melhor desenvolvidos e melhor apresentados.


Tem duas grandes reviravoltas, uma aproximadamente a meio e outra no fim. A primeira não é mais que um afunilamento de acontecimentos que acabou conduzir àquele fim. A segunda, apesar de inesperada, justifica os indícios e as pequenas confusões que se vão gerando ao longo da narrativa.


Quanto à adaptação cinematográfica, contrariamente à do primeiro volume, esta ficou mais aquém do real seguimento do livro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário