"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Folhas Caídas, de Almeida Garrett


É talvez a mais famosa antologia poética de Almeida Garrett. Foi publicada pela primeira vez em 1853, sendo a última obra publicada em vida do autor, que viria a falecer no ano seguinte. Esta publicação foi para o autor uma forma de ser ele próprio a escolher alguns poemas que escreveu ao longo da vida, para que outro não o fizesse após a sua morte, conforme nos diz na “advertência” que abre este livro. A sua própria organização e publicação no “Outono da Vida” remete para o título: Folhas Caídas, que caem no outono.


É constituída a obra por uma série de poemas, marcadamente românticos, na aceção mais sentimental, tanto pelo lado da paixão romântica (“Rosa – um suspiro”) ou fatal (“Víbora”). Ler todo este livro, que nem é uma antologia tão grande quanto isso, leva-nos a conhecer toda a obra, em detrimento daqueles poemas que normalmente conhecemos da escola, como “A Débil” ou “Este Inferno de Amar”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário