"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

domingo, 18 de maio de 2014

Jesuína Vitória - Uma mulher da Ribeira de Muge, de Manuel Evangelista


Este é o mais recente livro de Manuel Evangelista. Por norma, os seus livros que têm um cariz etnográfico, com base nas inúmeras recolhas que o autor fez junto de pessoas mais velhas que viveram na área de influência da Ribeira de Muge. As suas obras têm um qualquer fio condutor, seja cancioneiro, lendas, orações ou contos. Contudo, neste livro podemos encontrar um pouco de tudo isso, uma vez que desta feita, o fio condutor do livro é aquilo que em “cientifiquês” se chama “fonte oral”. 

O autor apresenta aqui uma compilação de poemas e contos, misturadas com prosas de “narrador presente” em que a patrona do livro conta não só a sua vida, como também a forma como viveu, desde os rituais diários àquilo que se comia. 

Tendo esta vivido parte considerável da sua vida numa das mais importantes casas agrícolas da Ribeira de Muge – a Ponte Velha, torna-se este livro de memórias também num documento único, que nos mostram como eram os rituais dos trabalhadores desta casa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário