"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Inês de Portugal, de João Aguiar

 

Esta obra de João Aguiar foi publicada pela primeira vez em 1997, e tinha como objetivo ser o guião do filme do mesmo nome, dirigido por José Carlos Oliveira.

A narrativa principal centra-se no período que media a chegada de Pero da Coelho e Álvaro Gonçalves, feitos prisioneiros, a Santarém, até à sua execução. Contudo, o livro mergulha constantemente em analepses, seja nas lembranças de D. Pedro, sobre as vivências que teve com Inês de Castro, seja a de seus membros da corte, que assistiram não só ao florescer da relação entre ambos, como também ao próprio julgamento e aplicação de pena de morte a Inês.

Um livro pequeno, que nota-se perfeitamente ser um roteiro cinematográfico. Poucos estados de alma e descrições sumárias. Narrativa avança em grande velocidade. Uso e abuso do discurso direto livre, em que não se utilizam travessões, apenas vírgulas, para as falas das personagens. Uma obra que retrata a mais célebre história de amor portuguesa, e que nos traz um D. Pedro mergulhado nas amarguras dos seus ódios.

Sem comentários:

Enviar um comentário