"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O Comboio das 16.50h, de Agatha Christie


Este policial de Agatha Christie foi lançado em 1957, com o título original “4.50 from Paddington”. É o sexto livro protagonizado por Miss Marple, contudo é de notar o seu envelhecimento face a livros anteriores. Com efeito, a autora uma vez afirmou que foi um erro criar Miss Marple e Poirot já velhos, pois assim não envelheceram com ela. O primeiro romance protagonizado por Miss Marple houvera sido lançado em 1930 (27 anos antes), e assim a autora sentiu necessidade de torna Miss Marple mais debilitada.

Com efeito, Miss Marple assume-se como “cérebro” dos desenvolvimentos, contudo é uma sua amiga que coordena as coisas no terreno, Lucy Eyelesbarrow. Perde-se assim um pouco da importância de Marple no desenrolar da trama.

Quanto ao desenvolvimento da ação em si, quando converge para determinado desfecho, há uma reviravolta, aproximadamente a 3/4 do livro. Há uma segunda reviravolta no final, para o desenlace, desta feita protagonizada pela própria Miss Marple. É uma reviravolta grande de mais e bastante rebuscada. Existiam indícios, é certo, contudo estes poderiam ter sido mais desenvolvidos ao logo da teia narrativa, para não parece, ao final, que surgiram do ar.


Foi adaptado para a série Marple, relativamente fidedigno ao original, contudo, com uma Miss Marple mais interventiva, o que, sem dúvida, enriqueceu o episódio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário