"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Bichos, de Miguel Torga


“Bichos” é uma antologia de 14 contos da autoria de Adolfo Correia Rocha, que utilizou o pseudónimo literário de Miguel Torga. Lançado pela primeira vez em 1940, esta é uma obra que conta com inúmeras reedições. Encontramos aqui bichos que pensam e bichos que interagem com o bicho homem. Um cão de caça, um gato, uma mulher em trabalho de parto, um burro, um sapo, um galo, um pintassilgo, uma cigarra, um pardal, um pastor, um melro, um touro, um colecionador de insetos e um corvo: são estes os bichos!

A morte e um tema que atravessa toda a obra, nas suas mais variadas formas: o assassínio, a morte por divertimento, a morte por crueldade, a morte por piedade, a morte por abandono, o nado-morto. Torga presenteia-nos com um cenário serrano ao longo destes contos, pontuado com excelentes passagens, que nos fazem refletir, algumas, e outras com uma certa dimensão humorístico-irónica.

A gente também vive de boas palavras” (p. 49)

“- Há-de ficar para galo!
E a sujeita tinha palavra. Em Maio, por alturas da Ascensão, ao dar de caras com os irmãos degolados e depenados, ainda lhe tremeu a passarinha. Olha que brincadeira! Felizmente que a dona sabia distinguir o trigo do joio, e o deixava para semente... “ (p. 70)

A sua alma era muda como um túmulo” (p. 103)


A significação da vida ligara-se indissoluvelmente ao acto de insubordinação. (…) Que nada podia contra àquela vontade inabalável de ser livre” (p. 134)

Sem comentários:

Enviar um comentário