"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andersen


Hoje, no dia em que se assinalam os dez anos da morte de Sophia de Mello Breyner, prestamos-lhe homenagem a uma das maiores escritoras do séc. XX aqui, através deste livro que conjuga uma versatilidade da escrita. Foi publicado pela primeira vez em 1984, e vai neste momento na 23.ª edição, em várias editoras diferentes.

Este é um conjunto de cinco contos, protagonizados por uma Gata Borralheira diferente daquela que conhecemos do conto infantil. Uma mulher a lavar a loiça. Um jovem rapaz que quer ser um homem do mar. Lúcia, Joana e Hans.  E depois destes, há dois contos que conseguem ser protagonizados não por pessoas, mas por uma casa e por um lugar. Aqui se vê a versatilidade de Sophia e quão longe ela consegue ir no trabalho com as palavras e com a língua.

De todo o livro, destacamos a deliciosa e idílica descrição de uma casa junto à praia, assim como da própria praia:

"Para além das dunas a praia estende-se a todo o comprimento da costa e só o limite do olhar a limita. E, de norte a sul, ao longo das areias, correm três linhas escuras e grossas de algas, búzios e conchas, misturados com ouriços, pedaços de cortiça e pedaços de madeira que são restos de bóias e de barcos. Sobre a areia molhada que a maré-cheia alisou o poisar das gaivotas deixa finas pegadas triangulares, semelhantes à escrita de um tempo antiquíssimo." (p. 72)

2 comentários: