"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

sábado, 6 de setembro de 2014

Fúria Divina, de José Rodrigues dos Santos


Lançado em 2009, é o sétimo livro do jornalista que virou escritor, sendo o quarto protagonizado por Tomás Noronha, o professor universitário que assume o papel principal em alguns dos romances de José Rodrigues dos Santos.

Desta feita, o autor aborda um tema muito presente no nosso mundo: o islamismo, o terrorismo, a jihad. A ação narrativa é bastante completa, em conversas entre as personagens que nos permitem ficar a conhecer melhor o mundo islâmico, sob o ponto de vista “ocidental” e do islão. Com efeito, esta é uma narrativa a dois tempos, que se encontra no final. Uma das ações é vivida pelo professor Tomás Noronha, recrutado por um organismo de combate ao terrorismo norte-americano. A outra é a história de um jovem egípcio, que se faz homem, e que vive os preceitos islâmicos a um ponto, chamemos-lhe assim, mais radical.


Não temos muitos termos comparativos, contudo, pessoalmente, parece-nos inferior em relação a outros livros do autor, nomeadamente ao “Sétimo Selo”, também protagonizado por Tomás Noronha.   

Sem comentários:

Enviar um comentário