"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."
Bernardo Soares
Livro do Desassossego

domingo, 29 de junho de 2014

O espelho quebrado, de Agatha Christie


Publicado pela primeira vez em 1962, com o título “The Mirror Crack’d from Side to Side”, sendo o sexto livro protagonizado por Miss Marple, sem contar a coletânea de contos “Os treze enigmas”. Nesta obra são mencionados como parte do passado precisamente este último livro, assim como um outro, “Um corpo na biblioteca”. Acentua-se a velhice de Miss Marple, que como dissemos anteriormente, resulta de uma necessidade da autora envelhecer a personagem que já criou como sendo uma “senhora de idade”.

A participação de Miss Marple na ação é bastante reduzida, à semelhança do livro anterior (O Comboio das 16.50 - ver aqui). Contudo, talvez por a ação se desenrolar na sua aldeia, St. Mary Mead, podemos afirmar que ela funciona não só como a personagem para onde convergem todos os factos (sejam os do inspetor responsável, que vem aconselhar-se com ela, como os mexericos de aldeia), o que contribui, apesar de tudo, para uma maior presença sua no desenrolar da ação.


Talvez por termos vistos a adaptação deste episódio na série “Marple”, conseguimos captar os indícios que, desde que começa o livro, se adivinhavam no desenrolar da trama para a descoberta do verdadeiro culpado. O final é inesperado, sem dúvida, não tanto pela descoberta do assassino, mas tanto mais pela atitude (dolosa ou negligente?) que este toma. Um médio-alto livro dentro da série “Marple”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário